A História do Grupo de Joelho Ortocity



Idealizado por mim, Dr. Aires Duarte Junior e pelo Dr. Marcos Nali, o grupo de especialistas em cirurgia do joelho nasceu na Ortocity em 1992, com o objetivo de consolidar um grupo de médicos cirurgiões especializados, com grande conhecimento científico, proporcionando segurança e resolutividade aos pacientes com patologias no joelho. No início dos anos 90, os recursos e equipamentos cirúrgicos não apresentavam toda a tecnologia atual, mas, ainda assim, em 1992 a Ortocity adquiriu um artroscópio, um moderno instrumento para época que permitiu examinar o interior das articulações e efetuar certos procedimentos cirúrgicos, através de uma fibra ótica e uma fonte de luz. Com isso começamos a realizar as primeiras artroscopias de joelho, cirurgia minimamente invasiva, e uma das mais comuns desta especialidade nos dias de hoje. As pinças da época eram as mesmas utilizadas no tratamento cirúrgico convencional por via aberta, e não havia ainda câmera de vídeo, bomba de infusão e nem o shaver(instrumento utilizado hoje em dia, provido de uma lâmina de alta rotação acoplado a um aspirador), equipamentos que reduzem o tempo anestésico, tempo cirúrgico, o sangramento intra-operatório e aumentam também a precisão cirúrgica e a recuperação pós-cirúrgica, e que só foram incorporados a nossa rotina cirúrgica anos mais tarde.


A visualização do procedimento era realizada através da lente do artroscópio. Nesse tempo, só era possível observar a lesão e ressecar o fragmento de menisco lesado ou outras pequenas alterações e, muitas vezes, por falta das pinças e instrumentos específicos que existem hoje, tínhamos que começar a cirurgia via artroscópica e terminar via aberta. A artroscopia ajudava a sabermos exatamente o que encontraríamos dentro da articulação e era uma vantagem a possibilidade de poder examinar toda a articulação do joelho. Como os hospitais ainda não contavam com os equipamentos necessários, nós transportavamos todo o material para os locais onde íamos operar. O processo de esterilização do artroscópio durava em média 24 horas e era realizado com produtos químicos específicos. A evolução desses agentes químicos trouxe mais celeridade ao processo, reduzindo significativamente o seu tempo de finalização. Em 1993, resolvemos inovar novamente, investindo em equipamentos que aperfeiçoariam ainda mais a realização do nosso trabalho. Além de todos os atributos do artroscópio, adquirimos também câmera de vídeo, pinças específicas para o procedimento e o shaver, artefatos que, naquela época, poucos tinham acesso. Inclusive, os hospitais levaram muitos anos para adquirirem esses equipamentos e, mesmo assim, continuamos a utilizar por vários anos todo o nosso próprio material que era de excelente qualidade.


A chegada de novos membros, Dr Clauber Tieppo, Dr. Claudio Gattas e a seguir Dr. Antonio Carlos Moscon, contribuiu para elevar ainda mais a qualidade do Grupo, com um crescimento exponencial chegando à realização de mais de 800 cirurgias de joelho em 2008. Em 2011, já credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho, iniciamos uma nova fase com o começo do estágio para formação de médicos em cirurgia de joelho, projeto mantido até os dias de hoje, com 100% de aprovações nas provas de título de especialistas.


Desde o início do Grupo foram realizados inúmeros trabalhos em Congressos e Publicações em revistas especializadas. Em outubro de 2014 inauguramos o C.E.P.O.T, Centro de Estudos e Pesquisas em Ortopedia e Traumatologia com o intuito de dar suporte e incentivar mais a produção científica de todo Grupo Ortocity. Atualmente contamos com 14 médicos cirurgiões de joelho que atendem em nossas 4 unidades e dois estagiários por ano em curso de especialização, e com o apoio do nosso centro de estudos, inúmeros trabalhos e projetos estão sendo realizados e publicados.


Dr. Aires Duarte Júnior

Ortopedista | CRM: 36.951


Referência: https://www.ortocity.com.br/a-historia-do-grupo-de-joelho-ortocity/

68 visualizações

imot.com.br 

/clinicaimot

clinica.imot

Mogi das Cruzes - R. Otto Unger, 433 - Centro - Mogi das Cruzes  SP  08780-090 11 4728.3420

Suzano - R. Augusta Ap. de C. Morais, 250  Jd. Santa helena  Suzano  SP  08674-220   11 4741.3333

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Copyright 2018. IMOT - Todos os direitos reservados.   Designed by ARWmedia.